​​ ​​Página-Múltipla - Apresentação do projeto cultural
logo Página Múltipla

sobre o projeto

Página Múltipla é um projeto artístico cultural, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, que busca dialogar com artistas visuais, produzindo e divulgando conteúdos sobre seus processos de criação, métodos e procedimentos artísticos em suas singularidades. Convidamos estudantes e pesquisadores de arte em diferentes etapas de formação, professores de artes visuais e o público em geral para se aproximarem das linhas de força do processo de criação de 16 artistas.

Entre novembro de 2021 e junho de 2022, será publicada, a cada duas semanas, uma das 16 entrevistas produzidas na forma de vídeos de cerca de 20 minutos, acompanhadas de um texto que busca ampliar as maneiras de se aproximar do fazer de cada artista, além de imagens e registros de obras. Os artistas convidados são, seguindo a sequência de postagem: erre erre, iaci, Ing Lee, Theodora, Rodrigo Marques, A. Sol Kuaray, João Maciel, Alisson Damasceno, Janaína Tábula, Natália Rezende, Daniel Herthel, Juliana Gontijo, Dayane Tropicaos, Yan Nicolas, gabriel hyra e Laura Berbert.

A partir do conteúdo de cada artista, como proposta de contrapartida, também disponibilizamos propostas de criação para download, que buscam inspirar artistas em formação, professores de arte e, de maneira mais ampla, qualquer pessoa que esteja aberta para experimentar processos de criação em artes visuais. Além de experiências bidimensionais, propomos experiências com o corpo, com a voz, com a palavra, considerando os espaços da casa e da cidade.

O projeto é um desdobramento da experiência da produção do fanzine Cadernos de Estudo, desenvolvido por Daniela Maura, Coordenadora Geral do Projeto, entendido como um espaço gráfico de reflexão sobre arte e ensino, que busca dialogar com professores e artistas em formação. Movido pelo desejo de diálogo desinstitucionalizado, o fanzine Cadernos de Estudo surgiu a partir do contato com o texto da Hannah Higgins, "Aprender e Ensinar como Formas de Arte", do livro Fluxus Experience. O texto foi traduzido para o português e sua publicação foi dividida em três edições. Cada número destaca um tema por meio de um texto de apresentação e uma entrevista. O primeiro número (2013) evidencia o fazer, apresentando uma entrevista com o professor e artista Eugênio Paccelli da Silva Horta, que reflete sobre as relações entre dança e desenho; o segundo (2015) trata do afeto e o convívio e traz uma entrevista com o professor e artista Tuneu, chamada de vídeo-entrevista, composta por recortes de entrevistas concedidas ao longo da vida, assim como entrevistas de artistas que foram referência para o Tuneu; e o terceiro (2019) esboça uma reflexão sobre o método, entendido como manifestação de uma subjetividade criativa, como possibilidade de meio para o autoconhecimento e de construção do conhecimento, também em suas possibilidades de transdisciplinaridade, favorecendo a integração entre áreas do conhecimento, a entrevista na 3a edição é composta por uma soma de vozes singulares: Ana Paula Garcia, Bruno Rios, erre erre, Flávia Péret, Janaina Barros, Luana Vitra, Marc Davi, Marcelo Ariel, Randolpho Lamonier.

É também desdobramento do fanzine Cadernos de Estudo, um canal do youtube de mesmo nome, iniciado em junho de 2020. Enquanto o fanzine, por meio do impresso, busca refletir sobre a formação artística, sobre a intersecção entre arte e ensino olhando para a atuação de artistas professores, o canal do youtube Cadernos de estudo* busca por meio de proposições de atividades contribuir para essa formação. As entrevistas em vídeo também estão disponíveis no youtube no canal agora intitulado “Página Múltipla por Cadernos de Estudo”, em uma playlist exclusiva para o projeto.

Ana Paula Garcia

É artista, designer e educadora. Pesquisa as relações entre a paisagem, o espaço e as publicações de artista, especialmente a partir da sua materialidade. Vê, no encontro e na coletividade, possibilidades para a democratização dos processos artísticos e transformação da realidade.

Daniela Maura

Pesquisadora livre, com interesse nos processos de criação artísticos, nos modos de aprender e ensinar, nos modos de integrar pensamento visual e verbal na construção do conhecimento, na possibilidade de se redesenhar. Aberta ao encantamento que há em conhecer a expressão artística da singularidade de cada pessoa.

Rosceli Vita

Graduada em Artes visuais, pós-graduada em Gestão Empresarial. Artista, designer, programadora, gestora. Gosta de aprender, de experienciar, de transitar, de mudar, de descobrir maneiras de realizar algo. Acredita que, ser artista antes de qualquer outra coisa é o que a flexibiliza e a abre para novas experiências.

Equipe: