​​Ing Lee - entrevista para o projeto Página Múltipla
logo Página Múltipla

Ing Lee

Abertura ao encontro e às misturas

por Dani Maura

Lembro-me de quando nos conhecemos, de você dizer que queria fazer licenciatura e ser professora, e, como desdobramento de nossas conversas de agora, o que me resta são as lembranças de variados pontos em que podemos aprender com você. No mesmo movimento, penso também no que as escolas têm a aprender com os estudantes. Vou chamar esses pontos de exercícios de colagem, considerando a estrutura de pensamento dessa técnica que propicia o encontro entre elementos de diferentes contextos.

Colagem quando consegue somar o seu repertório anterior com as questões trazidas pelos professores na escola de artes.

Quando se propõe a investigar um assunto de escassa bibliografia e se disponibiliza a compartilhar com os professores seu referencial teórico e visual, mesmo sem a garantia de abertura.

Quando integra referências dos quadrinhos, das artes visuais, da cultura tradicional do leste asiático, da cultura de massa, do cinema e mesmo de uma volta pelas cidades em que morou.

A soma de experimentações em técnicas e materiais, integrando tradição, materiais artísticos convencionais e matérias ordinárias e cotidianas, meios analógico e digital, buscando encontrar o que mais tem sintonia com seu pensamento visual.

Quando se propõe a refazer caminhos em busca de uma ancestralidade, pelas memórias familiares, pelo encontro com pares, pelo estudo de geopolítica, numa prática de composição de diferentes aspectos de si mesma.

Cada ponto e a soma deles bastariam para gerar interesse pelo seu modo de pensar. Mas tem uma questão específica que considero importante destacar: o modo como essa estrutura de pensamento pode se manifestar em uma linguagem visual e, mais especificamente, em uma linguagem gráfica. Crio paralelos nas questões sobre singularidade, que traz em sua fala, com o uso que faz das cores: a busca pelo matiz, pelo tom, e as misturas, as somas de camadas de cor da risografia, o modo como a cor se constrói em transparência de texturas, acolhendo os momentos anteriores, e o modo como as somas de camadas resultam na imagem final, num pensamento gráfico, que acolhe o acaso, nos limiares do pictórico.

E se a elaboração de cada cor traz um paralelo com os aspectos de singularidade de cada pessoa, o exercício de composição dos quadros e de composição das cores, no todo final, diz dos encontros, das misturas das diferenças, que, como você diz, não são oposições, é a própria vida em movimento de transmutação.

Uma imagem retangular, de orientação vertical, nas cores verde e laranja, em diferentes tons, obtidos por meio de retícula. Acima do quadro e ao centro, está escrito em fonte pixelada, caixa alta, cor branca: ao meu eu criança. Uma superfície de bordas arredondadas, cor laranja intensa, linhas de contorno, cor verde intensa, circunda o texto; cinco listras, estreitas, de cores intercaladas, laranja e verde, compõem uma faixa que liga o texto às bordas do quadro. No centro, sobre um fundo cor verde claro, um retângulo, cor laranja claro, dentro dele, com contornos na cor verde escura, está representada uma máquina para venda automática de bolas com brindes: inúmeras bolas de duas cores, metade branca, metade laranja intensa. Elas estão dentro de uma esfera de vidro, composta por tons de verde e branco, sobre uma base cúbica, cor laranja intensa, com detalhes e haste em tons verde escuro. O quadro em que se insere a máquina é emoldurado por uma estreita faixa de listras diagonais, nas cores laranja e branca; próximo à lateral esquerda, fora do quadro, um pikachu de corpo branco, bochechas laranjas e contornos verdes e, acima dele, um balão de fala também com contornos em verde, fundo laranja intenso, que tem dentro a inscrição ING, na mesma fonte do texto já mencionado. Do outro lado, espelhado, os mesmos elementos, com a inscrição LEE. Abaixo da moldura listrada, há uma das bolas da máquina no centro; dois pequenos pikachus, representados em contornos verdes e corpo branco, correm em sua direção, cada um seguido por uma outra bola e por outro pikachu.
HQ Ao Meu Eu Criança (capa), 2020
Integra a Coleção Brasil, do Selo Faísca Lab
Uma imagem retangular, de orientação vertical, nas cores verde e laranja, em diferentes tons, obtidos por meio de retícula. No centro, sobre um fundo na cor verde claro, dentro de um retângulo, em primeiro plano, estão representadas duas crianças: a primeira, à esquerda e ao fundo, um menino negro, que veste gorro cor laranja com contornos verdes, tem a pele representada na cor verde clara. Marcando as bochechas, há círculos verdes em um tom mais escuro; no rosto, à esquerda, um curativo, cor branca; ela faz uma grande bola de chiclete, cor laranja intenso. Veste uma blusa com gola V, com as abas levantadas, que revela, por um pequeno fragmento, que por baixo da blusa há uma camiseta, cor laranja claro. Sua mão direita segura à frente do corpo um Game Boy Color, e tem no pulso um grande relógio digital, com detalhes em tons intensos de laranja e verde. A segunda, uma criança asiática, à frente, com o corpo próximo à primeira, tem os cabelos curtos, lisos e verdes, pele representada na cor branca, bochechas com círculos laranja claros, na mesma cor da boca aberta, que revela a língua e o espaço vazio dos dentes da frente, que caíram. O dedo indicador da mão esquerda se estende entre a boca e o nariz, enquanto segura, na mão direita, próxima ao queixo, uma moeda, cor verde, de vinte e cinco centavos. Ela veste casaco com estampa de pequenas estrelas brancas sobre fundo cor laranja, camiseta branca de bolinhas verdes, e tem um Tamagotchi, cor laranja com detalhes verdes, pendurado no pescoço por um longo cordão.
HQ Ao Meu Eu Criança, 2020
Integra a Coleção Brasil, do Selo Faísca Lab.
Em uma imagem digital, retangular de orientação vertical, no primeiro plano, uma mulher coreano-brasileira volta o rosto para a direita, em meio perfil, com olhar direcionado para o espectador. Com cabelos curtos, pretos e lisos, duas mechas tocam a face, sendo que uma alcança o olho direito. A roupa também preta e com gola alta, sendo que o enquadramento revela até a linha do ombro. Em oposição a sombras azuis intensas, uma luz rosa se projeta sobre a figura, desenhando em sua face a inscrição em coreano Geum, a mesma luz projeta na parede plana ao fundo um retângulo inclinado para a esquerda.
HQ Geum (capa), 2020
Integra a antologia em quadrinhos Histórias Quentinhas Sobre Existir.
Uma base retangular, de orientação vertical, cor creme, com uma pequena moldura na cor do fundo, margeando uma composição em preto, branco e tons de cinza feitos de textura gráfica, que mostra à direita e à frente uma mulher coreano-brasileira, de expressão de gênero andrógina, de cabelo curto e liso, pele representada na cor creme do suporte, camiseta cinza, e casaco preto longo. Ela tem as mãos nos bolsos e de sua cabeça saem dois balões de fala, assim como um outro da altura de seu peito e outros dois da altura de seu quadril, todos em branco. Atrás, uma edificação que se encontra em uma esquina: à direita, uma porta de rolar ao alto, uma janela com grades ornamentadas; à esquerda, outra grade com ornamentos, portas de vidro, cartazes e duas placas de propaganda de chão, se trata do Mido café, em Hong Kong.
HQ Geum, 2020
Integra a antologia em quadrinhos Histórias Quentinhas Sobre Existir.
Sobre um fundo de forma retangular, orientação vertical, preservada uma margem de espessura média, uma imagem impressa, também retangular, nas mesmas proporções. No primeiro plano, à esquerda, uma mulher coreano-brasileira, de expressão de gênero andrógina, sob o batente de uma porta, encostada na parede, veste um casaco amarelo intenso, calça azul clara, camisa azul royal, cabelos lisos e curtos também azuis, assim como as sombras e linhas que configuram seu casaco; sua pele é representada na cor branca, tem a mão direita dentro do bolso do casaco e na outra mão segura, pela extremidade, a haste de uma rosa, cor rosa escuro, cujas pétalas tocam seu nariz. Sobre a porta de entrada, uma placa, composta por duas faixas: a primeira, sobre fundo cor verde escuro e à esquerda, a indicação 1º andar, grafada na cor branca, com contornos azuis, sobre um círculo amarelo; na sequência, a inscrição Karaokê em cor rosa intenso e contornos cor azul; também em azul e abaixo, a inscrição espetinhos & robatas. Na segunda metade e abaixo, sobre fundo azul claro, a indicação 2º andar, grafada na cor branca, com contornos azuis, sobre um círculo amarelo; na sequência, a inscrição Karaokê em cor rosa intenso e contornos azuis, e, no centro e abaixo, dentro de um retângulo amarelo, a inscrição BOX, grafada na cor branca e contornos azuis. Partindo do centro e da base da composição, uma estreita escadaria se projeta para o fundo e para o alto, com degraus e corrimãos na cor azul claro, e paredes com pintura cor rosa intenso, em meia parede, e cor azul clara, na outra metade.
HQ Karaokê Box (capa), 2019.
Em uma imagem digital, de formato retangular e orientação vertical, dois quadros sequenciais de uma cena, dispostos um abaixo do outro, sendo que o de baixo se desloca um pouco para a direita. Acima, uma mulher coreano-brasileira, de expressão de gênero andrógina, representada nas cores azul royal e branco, se debruça sobre seu braço direito e sobre uma mesa rosa, veste blusa de mangas longas, tem os cabelos curtos, lisos, com mechas que caem sobre a face; com a mão esquerda folheia uma encadernação estreita, tipo espiral, na qual se lê videokê. Dela, parte um balão de fala com a inscrição: Sabe do porquê de eu gostar de vir ao karaokê? É que você pode expressar sentimentos… Sem necessariamente ficar falando deles o tempo todo… Entende?, a forma alongada do balão extrapola os limites do quadro, à direita. No primeiro plano, sobre a mesa, um dispositivo eletrônico, cor branca; à esquerda, um copo de vidro com bebida, cor amarela intenso; à direita, uma lata de bebida, cor vermelha, outro copo com bebida cor amarela e pedras de gelo e, mais ao fundo, uma lata de bebida, cor azul, com detalhes em vermelho e branco. Na lateral esquerda, no fundo da sala, a parede é cor azul clara, formada por uma textura gráfica. No canto da sala, ao fundo e à esquerda, uma estante com a lateral fechada, cor ocre, com duas caixas dentro: uma azul e outra rosa; na superfície lateral, um retângulo branco. Ao lado, à direita e abaixo, três garrafas dentro de um balde, cor vermelha. Acima, um aparelho de tevê, com tela cor azul e o texto Sweet dreams are made of this na cor vermelha e o texto Who am I to disagree na cor branca; na mesma parede, três tomadas, duas folhas de papel na cor branca coladas. À direita e ao fundo, uma estreita faixa de parede azul intenso. 
                    No segundo quadro, o mesmo fundo, porém, a mulher está com o rosto apoiado sobre a mão e sobre a encadernação fechada; à esquerda, na linha central da composição, um balão de fala com a inscrição ... Ei, bateu vontade de fumar um cigarro; à direita e embaixo, outro balão Bora lá?. No aparelho de tevê, ao fundo, a inscrição Some of them want to abuse you some of them, na cor vermelha, e Want to get used by you, na cor branca.
HQ Karaokê Box, 2019
Uma imagem retangular, de orientação vertical, que representa duas pessoas de ascendência asiática sobre o terraço de um prédio. Um grande sol vermelho ao fundo e duas figuras à frente desse sol: à esquerda, vestindo um agasalho laranja, com linhas de contorno azuis, pele cor amarelo intenso, cabelos azuis, braços apoiados sobre o parapeito, segurando um binóculo azul diante do rosto; à direita, uma outra figura veste agasalho cor verde claro, tem os cabelos azuis presos para trás, está apoiando os cotovelos no parapeito e segurando com a mão direita um cigarro diante da boca. O prédio é cor laranja intenso, à direita há a caixa dágua com uma escada azul. O céu ao fundo divide-se em faixas horizontais cor laranja, em degradê, que vai do mais claro no topo para um tom médio abaixo; há ainda pequenas nuvens brancas de contornos azuis, de formato estreito e espiralado. Abaixo do quadro, sobre fundo cor creme, à esquerda, em letra de forma maiúscula, na cor azul, a inscrição arre, me deixa! e à direita, mais abaixo, em letra de forma maiúscula, na cor vermelha, a inscrição pfff…
HQ Humanidade, 2018
Integra a antologia Sam Taegeuk
Uma imagem retangular, de orientação vertical, que representa o ponto de vista de um parapeito com grades pretas e um grande maciço de concreto, cor azul intenso. À esquerda  e ao fundo, uma parede com um cartaz, seguindo para à direita, um arco com coluna, cor vermelho intenso; chão cinza claro com linhas azuis, representando ladrilhos; um fragmento de um rio com um muro de proteção ao fundo, cor azul claro; acima e mais ao fundo, prédios: um pequeno com detalhes em vermelho e azul, um alto com parede cor amarela, e detalhes nas cores azul e vermelho, uma grande empena cega com o retrato de uma pessoa do leste asiático, de cabelo cor azul intenso, curto e liso,  e pele cor amarelo intenso, sobre fundo vermelho; um prédio mais alto à direita, cor azul claro, com relógio digital e publicidade no topo. Abaixo do quadro, sobre fundo cor creme, em letra de forma maiúscula, na cor vermelha, a inscrição: Eu gosto muito desse momento específico. É uma sensação de que não é mais noite, mas também não é completamente dia… um mundo transitório do fim ao começo, ou recomeço. Alinhada à direita, na cor azul, a inscrição Hmm?. Abaixo, na cor vermelha, a inscrição Não é nem escuro, mas também não é claro. Nem uma mistura de noite com dia. Alinhada à direita, na cor azul, a inscrição Como assim?.
HQ Humanidade, 2018
Integra a antologia Sam Taegeuk
Uma imagem digital que simula uma impressão manual de gravura, uma textura de papel, em quadro retangular de orientação vertical, com uma moldura em vermelho, em cima a inscrição em numeral romano seis (IV) e abaixo a inscrição os enamorados, ambas grafadas na cor preta. No quadro dentro da moldura, sobre um céu cor amarela intensa, ao alto e ao centro, um sol, cor verde, diante dele, sobre nuvens brancas espiraladas, uma figura feminina de braços abertos, ela tem a pele branca, círculos vermelhos nas bochechas, cabelos pretos e presos, veste um quimono azul de abas e faixa vermelhas e mangas cor rosa. Abaixo, uma montanha, cor preta, que estende sua cor por todo o chão, sendo que do lado esquerdo, de pé, está uma figura feminina de pele cor branca e círculos vermelhos nas bochechas, trajando um hanbok (traje tradicional de uma noiva coreana) nas cores rosa, azul, branca, e branca com listras vermelhas, aos seus pés estão três flores de cerejeira, uma vermelha e duas cor rosa claro e três folhas verdes. Atrás dela, uma árvore de copa cor verde intenso, tronco avermelhado, galhos retorcidos e pequenas flores, e nela se enrola uma serpente, cor rosa claro. À direita, uma figura masculina de pele cor branca e círculos vermelhos nas bochechas, trajando um hanbok (traje tradicional para um noivo coreano) nas cores azul, rosa e vermelho, com sapatos na cor verde e chapéu que compõe o traje gat na cor preta com finas linhas cor rosa. Ele tem a mão esquerda suspensa na altura do tronco. Atrás dele, uma árvore de copa cor verde intenso, tronco avermelhado, galhos retorcidos e pequenas flores. No chão, atrás e mais ao centro, duas pequenas flores de cerejeira: uma vermelha e uma cor rosa claro com miolo vermelho.
Ilustração Os Enamorados, 2020
Sobre suporte de formato retangular e orientação vertical, cor creme, uma imagem formada por retículas em pontos grandes, composta pelas cores azul, vermelha e amarela. No primeiro plano, de pé, um ser com dentes afiados, cara de réptil, cor vermelha, grandes chifres brancos, estende a mão direita para o mesmo lado; seu corpo é vermelho, o torso branco, com detalhes de amarelo ao lado da boca, pescoço, ombros e também pernas; em cada um dos pés, três grandes garras brancas. Um plano para trás, uma fileira de prédios, cor vermelha, que tem a altura de seus ombros. Em um terceiro plano, em maior proporção, à esquerda, cor azul royal, a imagem do Hotel Ryugyong, que é um arranha-céu inacabado localizado em Pyongyang, capital da Coréia do Norte. Ao alto e à direita, dois retratos com molduras cor vermelha, ao fundo, na cor amarela, um sol circular e as figuras, na cor azul: à esquerda Kim Il Sung e à direita Kim Jong Il. Abaixo, na cor vermelha, representada em perspectiva e em coreano, a inscrição: Pulgasari.
Ilustração Pulgasari, 2016
Sobre um fundo cor creme de formato quadrado, está representado um cartão magnético, com fundo azul médio, que revela textura de retícula de pontos aleatórios. À direita e acima, na cor branca, com contornos azuis, a inscrição Benefício, logo abaixo, a inscrição Deficiência e, mais abaixo, BHTRANS, ambas feitas em linhas finas azuis. No centro, nas proporções de um retrato 3x4, sobre fundo cor azul claro, está representado um bebê coreano-brasileiro, de um ano e meio, na cor azul com linhas delicadas, cabelos curtos, lisos, com diversas mechas sobre o rosto; veste blusa cor amarela, com gola cor azul. Ao redor da foto, duas setas, cor amarela intenso, em movimento espiral, partindo de lados diferentes, indicando sentido anti-horário. Abaixo e à esquerda, a inscrição CARTÃO BHBUS, cor branca, contornos azuis, circundada por pequenas setas, cor amarela intenso. Abaixo do retrato, a inscrição Ingrid Sa Lee e outras informações.
                    Abaixo do cartão, grafada em linhas azuis e letra de fôrma maiúscula, a inscrição: É preciso abafar a escuta do ruído externo.
TCC Bulgogi de Carne Moída, 2019
Sobre um fundo cor creme de formato quadrado, está representado um cartão magnético, com contorno cor azul e fundo amarelo intenso. À direita e acima, na cor branca, com contornos azuis, a inscrição Benefício, logo abaixo, a inscrição Deficiência e, mais abaixo, BHTRANS, ambas feitas em linhas finas azuis. No centro, nas proporções de um retrato 3x4, delimitado por linhas cor azul, está representada uma criança coreano-brasileira, de 6 anos, na cor azul, com linhas delicadas, cabelos longos, com franja, uma trança de cada lado, com diversas mechas arrepiadas, veste blusa cor azul intenso. Ao redor da foto, duas setas, cor azul clara, em movimento espiral, partindo de lados diferentes, indicando sentido anti-horário. Abaixo e à esquerda, a inscrição CARTÃO BHBUS, cor branca, contornos azuis, circundada por pequenas setas, cor amarela intenso, com contornos cor azul. Abaixo do retrato a inscrição Ingrid Sa Lee e outras informações. Abaixo do cartão, grafada em linhas azuis e letra de fôrma maiúscula, a inscrição: Desligar e retirar os aparelhos auditivos,.
TCC Bulgogi de Carne Moída, 2019
Sobre um fundo cor creme de formato quadrado, está representado um cartão magnético, com fundo azul claro, que revela textura de retícula de pontos aleatórios. À direita e acima, na cor branca, com contornos azuis, a inscrição Benefício, logo abaixo, a inscrição Deficiência e, mais abaixo, BHTRANS, ambas feitas em linhas finas azuis. No centro, nas proporções de um retrato 3x4, sobre fundo cor amarelo claro, está representada uma criança coreano-brasileira, de 10 anos, com linhas azuis delicadas, cabelos presos para trás, lisos, com franja penteada para a esquerda, também cor azul; veste blusa com gola alta, cor amarelo intenso. Ao redor da foto, duas setas, cor azul médio, em movimento espiral, partindo de lados diferentes, indicando sentido anti-horário. Abaixo e à esquerda, a inscrição CARTÃO BHBUS, cor branca, contornos azuis, circundado por pequenas setas, cor azul médio. Abaixo do retrato a inscrição Ingrid Sa Lee e outras informações. Abaixo do cartão, grafada em linhas azuis e letra de forma maiúscula, a inscrição: num gesto de retomar a escuta para si.
TCC Bulgogi de Carne Moída, 2019
Sobre um fundo cor creme de formato quadrado, está representado um cartão magnético, com contorno cor azul e fundo amarelo intenso. À direita e acima, na cor branca, com contornos azuis, a inscrição Benefício, logo abaixo, a inscrição Deficiência e, mais abaixo, BHTRANS, ambas feitas em linhas finas azuis. No centro, nas proporções de um retrato 3x4, delimitado por linhas cor azul, está representada uma adolescente coreano-brasileira, de 15 anos, com linhas azuis delicadas, cabelo médio, com franja repartida para o lado direito, também na cor azul; veste blusa cor amarela clara. Ao redor da foto, duas setas, cor azul, em movimento espiral, partindo de lados diferentes, indicando sentido anti-horário. Abaixo e à esquerda, a inscrição CARTÃO BHBUS, cor branca, contornos azuis, circundado por pequenas setas, cor azul clara, com contornos cor azul. Abaixo do retrato a inscrição Ingrid Sa Lee e outras informações. Abaixo do cartão, grafada em linhas azuis e letra de fôrma maiúscula, a inscrição: e integrá-la aos sentidos...
TCC Bulgogi de Carne Moída, 2019
Sobre um fundo cor creme de formato quadrado, está representado um cartão magnético, com fundo cor azul claro, que revela textura de retícula de pontos aleatórios. À direita e acima, na cor branca, com contornos azuis, a inscrição Benefício, logo abaixo, a inscrição Deficiência e, mais abaixo, BHTRANS, ambas feitas em linhas finas azuis. No centro, nas proporções de um retrato 3x4, sobre fundo cor azul médio, está representada uma jovem coreano-brasileira, de 18 anos, com linhas azuis, cabelos longos, lisos e com franja, também cor azul; veste blusa cor amarelo claro. Ao redor da foto, duas setas, cor amarelo intenso, em movimento espiral, partindo de lados diferentes, indicando sentido anti-horário. Abaixo e à esquerda, a inscrição CARTÃO BHBUS, cor branca, contornos azuis, circundada por pequenas setas, cor azul médio. Abaixo do retrato a inscrição Ingrid Sa Lee e outras informações. Abaixo do cartão, em linhas azuis e letra de forma maiúscula, está grafada a inscrição: Para, enfim, ouvir o que a minha história,.
TCC Bulgogi de Carne Moída, 2019
Sobre um fundo cor creme de formato quadrado, está representado um cartão magnético, com contorno azul e fundo amarelo intenso. À direita e acima, na cor branca, com contornos azuis, a inscrição Benefício, logo abaixo, a inscrição Deficiência e, mais abaixo, BHTRANS, ambas feitas em linhas finas azuis. No centro, nas proporções de um retrato 3x4, delimitado por linhas na cor azul, está representada, sobre fundo cor azul claro, uma jovem adulta coreano-brasileira, de 24 anos, com linhas azuis delicadas, cabelos na altura do queixo, com franja, também cor azul; veste blusa cor azul médio. Ao redor da foto, duas setas, com contornos azuis, em movimento espiral, partindo de lados diferentes, indicando sentido anti-horário. Abaixo e à esquerda, a inscrição CARTÃO BHBUS, cor branca, contornos azuis, circundada por pequenas setas de contornos azuis. Abaixo do retrato a inscrição Ingrid Sa Lee e outras informações. Abaixo do cartão, grafada em linhas azuis e letra de forma maiúscula, a inscrição: com seus ciclos e transições,.
TCC Bulgogi de Carne Moída, 2019
Sobre um fundo cor creme de formato quadrado, está representado um cartão magnético, com fundo cor azul clara, que revela textura de retícula de pontos aleatórios. À direita e acima, na cor branca, com contornos azuis, a inscrição Benefício, logo abaixo, a inscrição Deficiência e, mais abaixo, BHTRANS, ambas feitas em linhas finas azuis. No centro, nas proporções de um retrato 3x4, sobre fundo cor amarelo intenso, está representada uma adulta coreano-brasileira, de 26 anos, com linhas azuis delicadas, cabelos longos, lisos, divididos ao meio, também cor azul; veste blusa cor amarela e casaco cor azul. Ao redor da foto, duas setas, cor amarelo intenso, em movimento espiral, partindo de lados diferentes, indicando sentido anti-horário. Abaixo e à esquerda, a inscrição CARTÃO BHBUS, na cor branca, com contornos azuis, circundada por pequenas setas, cor azul médio. Abaixo do retrato a inscrição Ingrid Sa Lee e outras informações. Abaixo do cartão, grafada em linhas azuis e letra de forma maiúscula, a inscrição: tem a dizer para mim mesma.
TCC Bulgogi de Carne Moída, 2019
fechar
Ing Lee
1 / 17
título

Ing Lee é quadrinista e ilustradora. Nascida e residente em Belo Horizonte, é coreano-brasileira e surda oralizada. Bacharel em Artes Visuais pela UFMG. Atua no cenário de publicações independentes desde 2016 e faz quadrinhos desde 2018. Co-fundou O Quiabo, selo de publicações independentes e eixo de experimentação gráfica. Bebe de influências do cinema leste-asiático, com enfoque em Novo Cinema de Taiwan, Wong Kar-Wai, Bong Joon-Ho e Naomi Kawase. Em seus trabalhos, propõe-se a trazer questões envolvendo memória, identidade e hibridismo.

Proposta de criação

Narrativas
pesquisa de materiais, narrativa visual, história em quadrinhos, metalinguagem, elementos da linguagem visual

Download do PDF

Publicado em 09 de dezembro de 2021

voltar para o topo